DEGUSTAMOS OS RETRATOS DOS MONSTERS OF WINE!

Conforme prometido, degustamos amostras do vinho Retratos, elaborado pelo enólogo Lucas Fardo, da Vinícola Pinhal Alto para a Confraria Monsters of Wine. Para melhor situá-los, os Monsters reuniram-se em Sampa, no final de semana passado, e puderam escolher os vinhos que seriam engarrafados (2 varietais e 1 blend) em uma degustação às cegas e posterior votação. As amostras que degustamos foram as vencedoras, trazidas até nós pela querida amiga e confreira Nani, nossa vizinha aqui em Santos.

É importante ressaltar que os três vinhos foram envasados em garrafas de 187 ml, com tampa de rosca(screw cap), dois dias antes da nossa degustação, o que pode alterar o resultado final da avaliação. Desde já prometemos ratificar ou não nossas impressões, assim que recebermos as garrafas definitivas, no fim do ano. A graduação alcoólica não foi informada.

Para a análise, utilizamos taças de cristal padrão ISO. Os vinhos estavam em temperatura de serviço adequada, cerca de 18º. Foram degustados por mim e pela minha linda somellière.

Vamos aos resultados?




Amostra 1: Varietal Cabernet Sauvignon (90% Cabernet Sauvignon 2022 envelhecido em barrica de carvalho francês de 1º uso, 10% do mesmo vinho armazenado em aço inox)

No aspecto visual, coloração vermelho rubi intenso, límpido.

No nariz, muito frutado, com notas de frutas negras muito maduras, ameixa principalmente, mirtilo, aromas de violeta, notas mínimas de envelhecimento, um pouco de couro, pouco complexo.

Na boca é seco, quente(alcoólico), macio, pouca acidez, muito tânico, baixa mineralidade, revelando um vinho encorpado, mas pouco equilibrado. 

Em uma análise final, pareceu-nos que a madeira aportou mais tanino do que aromas. É um vinho para aqueles que gostam de potência, tipo Malbecão. Não recomendamos, neste momento, guarda longa. A baixa acidez e o álcool não tão presente não suavizarão os taninos. Por isso, deve ser tomado logo, de preferência com carnes vermelhas e queijos amarelos de bom teor de gordura.

Amostra 2: Varietal Merlot (90% Merlot 2022 envelhecido em barrica de carvalho francês de 1º uso, 10% Cabernet Sauvignon 2022, armazenado em aço inox)

No aspecto visual, coloração vermelho rubi menos intenso, límpido.

Na avaliação olfativa, também é predominantemente frutado, com frutas vermelhas maduras, framboesa, cereja, notas florais de rosas vermelhas, não se notam especiarias ou aromas típicos do carvalho francês. Aromas pouco complexos, mas agradáveis.

Na boca, é seco, menos alcoólico que o CS, macio. Acidez baixa, tânico e com pouca mineralidade. É um vinho mais leve e fácil de beber, mais equilibrado que o CS. Também não recomendamos guarda.

É curioso notar que, quando provamos este vinho no início do ano, com 6 meses de barrica, os taninos não estavam tão presentes, o que reforça nossa impressão de que a madeira aportou mais tanino do que aroma. Mas é um vinho que merece ser degustado, talvez com carnes leves ou massas com molho suculento.

Amostra 3: Blend de tintas (40% Cabernet Sauvignon 2022 e 40% Merlot 2022, ambos envelhecidos em barricas de carvalho francês de 1º uso, 10% de Alicante Bouchet e 10% de Merlot 2022, armazenados em aço inox)

No aspecto visual, o Alicante aportou um vermelho púrpura muito bonito, com reflexos de vermelho rubi, límpido.

No nariz, aromas pouco intensos de frutas vermelhas maduras, morango, framboesa, cereja, notas de rosas vermelhas.

No aspecto gustativo, é seco, mais alcoólico, macio, pouca acidez, tânico e com baixa mineralidade.

Pelo álcool mais destacado, acreditamos que este vinho possa suportar um maior período de guarda.

Tem corpo médio, é um vinho mais equilibrado e agradável à boca. Foi a nossa opção preferida, a ponto de ter sugerido que todo o vinho fosse engarrafado como blend.

É isso aí! Como dissemos, estamos aguardando o engarrafamento final para confirmar estas análises. Mesmo assim, acompanhar todo o processo de produção foi uma experiência muito bacana.

Os Monsters já estão partindo para uma nova etapa, agora com Tannat e Marselan. Fica a expectativa.

Espero que tenham gostado da avaliação. Forte abraço...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Definindo o corte do vinho: quando a ciência transforma-se em arte...

O Vinho Retratos, de Monsters of Wine, vem aí!

Por que Vino in Coppia?